quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Intensa inauguração da Festa das Colheitas 2012

A Festa das Colheitas 2012 já arrancou e em força. Primeiro com uma performance surpresa, protagonizada, no palco e na praça, pelos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, que este ano comemora 20 anos. Cerca de duas centenas e meia de alunos e professores coreografaram um tema musical, com letra adaptada à celebração, numa especie de flash mob que energiou as hostes.



A cção seguiu então para a tenda de conferências, onde todos os convidados presenciaram a estreia da 'Verde Tuna Municipal', composta por colaboradores do município de Vila Verde, com direção do professor Júlio Dias.

Cerimónia de inauguração

Aplaudida a atuação, seguiram para a mesa de honra o presidente da ATAHCA, Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, Prof. Mota Alves, o vereador do urbanismo, Dr. Zamith Rosas, o diretor regional do norte da Agricultura e Pescas, Dr. Manuel Cardoso, o presidente do Município de Vila Verde, Dr. António Vilela, a vereadora da cultura, turismo e ação social, Dra. Júlia Fernandes e o representante do turismo do Porto e Norte, Dr. Marco Sousa.


Presentes estavam personalidades ilustres e representantes institucionais como os vereadores Luis Filipe Silva e Daniel Cerqueira, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, José Faria, o provedor da Misericórdia, Dr. Bento Morais, o diretor da EPATV, Dr. João Nogueira, o delegado regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dr. Manuel Barros, e ainda António Marques, (AIMinho), Rui Fernandes (IEMinho), Macedo Barbosa (ACB), Rui Marques (UAC), o comandante do posto da GNR de Vila Verde, Sarg. Vitor Esteves, o diretor dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Carlos Braga, o presidente honorário da Cruz Vermelha, Francisco Alvim, um dos responsáveis pela Associação de Amigos do Museu de Terra de regalados (AMUTER), José Pinto, entre diretores de agrupamentos escolares do concelho, da Aliança Artesanal, da AEViVer, a associação empresarial de Vila Verde, e outros convidados.

Após a benção das colheitas, feita pelo pároco local, Pe. Artur Gonçalves, a primeira intervenção coube ao responsável da ATAHCA, Prof. Mota Alves que fez uma revisão das necessidades e potencialidades do concelho e da região, em termos agrícolas. "É muito importante assegurar um apoio à produção, promoção e comercialização agrícola", salientou, para inumerar em seguida onde o concelho possui potencial para explorar o setor: "a agricultura de modo biológico e novas formas de agricultura, a cultura do vinho e das raças autótones, a fruticultura e a plantação de florestas, a exploração do turismo em espaço rural e turismo de natureza, a aplicação de serviços de proximidade e a criação de micro empresas em torno do setor agrícola".

Para Mota Alves também é essencial a formação, para se apostar no setor de forma séria e empresarial, "pois a massa crítica é necessária para desenvolver o país".

O representante do governo, Dr. Manuel Cardoso, do setor da Agricultura e Pescas, em representação do secretário de estado das Florestas, impossibilitado de marcar presença, mostrou-se feliz "por estar mais uma vez em Vila Verde", recordando episódios de um passado recente.

Pegando no discurso do Prof. Mota Alves, Manuel Cardodo referiu "esta região não tem apenas potencial, mas em alguns aspetos já é uma realização", acrescentando que, para o setor da agricultura evoluir em Portugal, a maior parte da iniciativa terá que partir de atores privados em empresas públicas. "Hoje em dia existem associações com uma dinâmica assinalável, que desempenham um papel muito além do que o Ministério da Agricultura pode fazer para a extensão rural. Essa função deve caber ao privads ou ao público com caracter empresarial".

O presidente do município, grande aficionado da ruralidade, não deixou de salientar o estatuto atual da Festa das Colheitas, em virtude do novos parceiros que juntam, todos os anos, ao evento: "Este é o reconhecimento de que esta festa já atingiu um patamar acima do concelhio".

Dr. António Vilela fez referência à parceria entre a Cerveja Artesanal do Minho e os Chocolates da Vila, que este ano se estreiam com 'Sabores do Minho', com uma mescla palativa inusitada, ao misturar os doces e salgados dos Chocolates da Vila com as cervejas distintas da Cerveja Artesanal do Minho. Referiu-se ainda À associação de amigos do museu de Terras de Regalados, com duas iniciativas empolgantes: o concurso de Doce de Regalados e o desfile de vestidos de noiva, desde o século XVIII, dinalizando com uma mensagem positiva, face à atual conjuntura de crise.

"Este é o atual desafio que temos pela frente: ser criativos, encontrar formas de desenvolver e contronar os problemas; transformar as dificuldades em oportunidades".

Antes do momento de prova das cervejas artesanais e dos doces e salgados dos Sabores Artesanais, o jovem Engenheiro Francisco Pereira, um dos sócios da Fermentum, junto com Filipe Macieira, falou do projeto da Cerveja Artesanal do Minho e do seu futuro promissor de internacionalização.

"De viagens recentes que fizemos ao centro da Europa trouxemos ótimas indicações e temos parceiros belgas e alemães que, tendo as melhores cervejas do mundo, continuam a apostar num produto português, produzido de forma artesanal", sublinhou Francisco Pereira.

Nesta degustação, para além dos sócios da Fermentum, do lado dos Chocolates da Vila estiveram presentes o mestre pasteleiro Pedro sousa, autor e fabricante de todas as receitas promovidas e comercializadas pelos Chocolates da Vila, e da esposa, Cristina Pimenta. Do rol de propostas dos Sabores Artesanais para esta festa das Colheitas o destaque vai para o produto principal, uma receita inédita: o Bolo de Chocolate e Cerveja, feito com chocolate e a versão Stout (preta) da Cerveja Artesanal do Minho, uma prova obrigatória!

Vejam as imagens deste dia!

FP

Sem comentários:

Enviar um comentário