Destaques

Festa do Cogumelo


A produção de cogumelos volta este ano a contar com um espaço próprio, onde pode ficar a saber tudo sobre esta deliciosa iguaria. Das técnicas de cultivo até aos truques culinários, não há questão que tenha sobre os cogumelos que fique por esclarecer. Voltamos a contar com a presença de inúmeros produtores do concelho, que terão todo o prazer de partilhar com o público o extenso know-how que possuem sobre a matéria. O setor dedicado aos cogumelos, com vários expositores e espaços de desgutação, é da responsabilidade da coletividade vilaverdense Real Cooperativa Agrícola.



Encontro Nacional de Tocadores Cavaquinhos // quar. 05 out.


A mestria dos artistas e a forte adesão popular levaram a organização (a cargo do Inatel, com o apoio do grupo de Cavaquinhos de Soutelo) a elevar a fasquia e este ano teremos em Vila Verde um encontro com largas dezenas de tocadores de cavaquinho, vindos de vários pontos do país para encantar vilaverdenses e visitantes com as melodias harmoniosas de um instrumento musical que é sempre muito acarinhado pelo público.




Seminário Circuitos Curtos Agrolimentares // sáb. 07 out.

 Em época de colheitas, a agricultura ocupa lugar de destaque na agenda vilaverdense, que incide de forma especial na promoção da tradição do mundo rural. Mas nem só de tradição vive ‘Festa das Colheitas – XXV Mostra de Produtos Regionais’ e os desafios da agricultura contemporânea também têm lugar reservado no programa. No dia 7 de outubro, a ATAHCA organiza, em parceria com o Município de Vila Verde, um seminário dedicado à temática ‘Circuitos Curtos Agroalimentares – CCA’. O evento, que vai decorrer no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde em Vila Verde, tem início pelas 09h45 e estende-se durante toda a manhã. As inscrições para participação no seminário são gratuitas mas obrigatórias e devem ser efetuadas até ao dia 3 de outubro, através do link: https://goo.gl/forms/pQSpUPzcxW630wcO2.




Festa do Caurdo // sáb. 08 out.

A Festa do Caurdo é uma das atividades mais famosas do certame, atraindo todos os anos largos milhares de visitantes a Vila Verde, que têm a oportunidade soberana de se deliciarem com mais de duas dezenas de caldos tradicionais, preparados por diversos grupos folclóricos do concelho. Os produtos locais e a mestria de quem ainda sabe cozinhar como manda a tradição minhota são os predicados maiores de um evento muito bem sucedido, que atrai anualmente milhares de visitantes à Festa das Colheitas.



Programa ‘Somos Portugal’ – TVI // dom. 09 out.

O programa ‘Somos Portugal’, da TVI, está de regresso a Vila Verde para mostrar ao mundo o que de melhor se faz na nossa terra. Durante a tarde, das 14h00 às 20h00, a Festa das Colheitas será transmitida em direto para todo o país, levando a milhões de portugueses a genuinidade da tradição e da cultura vilaverdense. A televisão nacional revela-se um aliado de peso na afirmação do concelho de Vila Verde como um destino turístico por excelência, promovendo e divulgando os melhores predicados da nossa região.



Encontro de Concertinas // dom. 09 out.

A animação das concertinas e dos cantares à desgarrada tem sido um enorme sucesso ao longo de mais de duas décadas de Festa das Colheitas. O Encontro de Concertinas é uma das atividades mais acarinhadas pelo público, que se desloca em massa à sede do concelho para dançar e cantar ao som dos acordes de artistas populares de todo o país. Aos tocadores, junta-se um autêntico mar de gente, que não enjeita a oportunidade de vibrar com a alegria contagiante da música popular, transformando o recinto numa bela moldura humana.





Sem comentários:

Enviar um comentário