Sabíamos de antemão que o sábado era o dia com o programa mais extenso. E não desapontou, bem pelo contrário!
O dia arrancou com o passeio moto-turístico, organizado pelo Moto Clube de Prado e que partiu do interior do recinto. Foi fantástico ver os motards aliarem-se a um evento de cariz rural e a despertarem a curiosidade do público agrícola.
À mesma hora arrancavam os concursos pecuário e avícola, na antiga Adega Cooperativa de Vila Verde. Os melhores touros, bois e vacas, das raças Minhota e Barrosã estiveram presentes, exemplares fantásticos, num concurso com extrema adesão. Paralelamente, as aves de capoeira mais notáveis entraram numa competição para distinguir as melhores.
Quem ainda chegou a tempo de honrar o concurso e assistir ao inédito desfile do gado participante entre o local das provas e o recinto da feira mostra foi o secretário de estado da agricultura, Daniel Campelo. Logo após encetou uma demorada visita pelos stands ede expositores, restaurantes e tasquinhas presentes, tal como o colega de governo, Secretáriod e Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, que viria a participar durante a tarde, na inauguração da Casa dos Pobres, em Parada de Gatim. Antes disso, os membros do governo participaram num almoço coletivo, em que esteve presente todo o executivo do Município de Vila Verde, os presidentes de Junta do cocnelho, assim como demais individualidades institucionais.
Ao início da tarde começou a pitoresca Feira Tradicional 'Reviver o Passado' dentro do recinto da Festa das Colheitas, e onde pôde comprar-se, legumes e hortaliças frescos, fruta variada e autóctone, aves de capoeiro, coelhos, ervas aromáticas, produtos caseiros, vinho... Os vendedores ambulantes trajavam com tipicidade vestes rurais.
Como pano de fundo, os 'Cantares do Nordestes' a brindar o público com a sua última atuação no certame. Entretanto desviado da rota do recinto decorria a corrida de cavalo do Passo Travado, na Cruz do Reguengo. Mas a animação fazia-se sentir em qualquer canto do interior do recinto, em especial nas tasquinhas: tocadores de concertina e castanholas improvisavam embalados por cantares ao desafio, tudo em manifestações espontâneas.
Ao cair da tarde as pessoas juntaram-se para comprar o kit para a fantástica Festa do 'Caurdo', que dá a provar, de forma gratuita, dezenas de sopas diferentes e ainda fornece nacos de pão e vinho de graça!
(continua em fotos...)
Sem comentários:
Enviar um comentário