sábado, 6 de outubro de 2012

A Festa também é solidariedade e voluntariado

Mais uma vez a Festa das Colheitas demonstra uma forte componente social e de preocupação pelo próximo, este ano reforçada pela criação da denominada 'área social'.

Várias instituições de solidariedade marcam presença na Festa, com o objetivo de divulgar as suas causas e angariarvoluntários e receitas para as suas ações: Centro Comunitário da Cruz Vermelha, Associação Estrelinha Azul, Laços Solidários, Associação de Deficientes de Vila Verde e de Apoio ao Autista, Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Verde, APPACDM - Juntos por um Sorriso, Manuel Rodrigues, mais conhecido por Tata, CEDIM/SOS - Ajuda Comunitária de Vila Verde e a Conviver.



Há vários exemplos que tornam estas presenças significativas. Os espaços da APPACDM e dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde têm à venda a obra de Alberto Nídio Silva, um investigador social vilaverdense que lançou recentemente a obra 'Pessoas, lugares e estórias da infância'. A totalidade das receitas deste livro reverte integralmente para estas associações.

Outro exemplo de puro voluntariado foi dado pelo artista de teatro de rua João Silva, da empresa, também ela vilaverdense, Dukes e Cenas. Por várias ocasiões das noites deslocou-se espontaneamente ao espaço da Associação Humanitária dos Bombeiros e dinamizou a zona, atraindo a atenção de crianças e país, com esculturas de balões, truques de ilusionismo e espalhando a alegria.

"Desde que ele veio para o nosso espaço, a associação obteve muitas mais doações, além de que ele espalha alegria!" referiu uma das bombeiras voluntárias que estava 'de guarda' no stand.

João explica a origem da sua ação, enquanto transforma um balão em flor para oferecer a uma "princesa": "A mim não custa nada a ajudar. Comecei a minha empresa assim, a fazer voluntariado e hoje tenho agendados trabalhos até agosto do próximo ano", explica o artista. 

João demonstra que o voluntariado anda de mãos dadas, não só com o seu trabalho, mas com o modo de vida: "Hoje já ganhei o meu, por isso temos que ajudar quem mais precisa e sou eu quem mais recebe", continua.

João Silva, o palhaço das esculturas, amigo das crianças conseguiu nessa noite conquistar a generosidade de vários pais das crianças a quem fez feliz por momentos e em troca levaram a alma mais cheio, num intercambio de emoções.

Sem comentários:

Enviar um comentário