sábado, 6 de outubro de 2012

Concursos e animais marcaram a primeira parte do terceiro dia

Num dia cujo o tema é Artesanato, Agricultura e Pecuária, não é de espantar que a primeira parte tenha sido dedicada aos concursos e aos animais.


O primeiro ponto de paragem foi o recinto da antiga adega cooperativa de Vila Verde. Dezenas de vacas e touros exibiram os seus dotes perante um juri exigente. Em causa estavam os prémios para os melhores exemplares, em várias categorias, a nível regional e concelhio. Poder-se-á considerar que alguns criadores são verdadeiros 'papa prémios' tais a vezes que o seu nome foi chamado na altura da atribuição.

Mas antes disso desfilaram pelas ruas, até à entrada do recinto da Festa, contornando a Rotunda do autarca, para espanto de alguns transeuntes.

Para além dos bovinos, ainda realizou-se o concurso de raças avícolas nacionais.
Pelo inicío da tarde, o animal voltou a ser protagonista, desta feita com a atribuição dos prémios para o concurso 'Animalia' inserido na programação'Na Rota das Colheitas. O momento ficou marcado pela sentida homenagem à presidente da Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, Argentina Mota Vieira, recentemente falecida.


"Fomos apanhados de surpresa. E ficamos sem saber se daríamos continuidade à iniciativa ou não... Decidimos então expor apenas os vencedores", explicou sentidamente a veterinária Maria Antónia Lira Fernandes, que ficou com a pasta de alguns assuntos após o falecimento da presidente da Associação.

Dra. Júlia Fernande, vereadora da cultura, educação e ação social do município, fez questão de entregar os prémios e relembrar a figura de D. Argentina Mota Vieira, a quem apelidou de "a alma da associação e mentora deste concurso que acarinhamos".

Os prémios foram entregues a duas crianças e um adulto. Em primeiro lugar ficou Patrícia Ferreira, em segundo Guilherme Lopes e em terceiro Manuel Vilela.

Em matéria de concursos, o dia foi completado com a atribuição de prémios ao concurso de Artesanato, com a presença da vereadora da Cultura, Dra. Júlia Fernandes e a cordenadora da coperativa Aliança Artesanal, Dra. Paula Isaías.


Sem comentários:

Enviar um comentário