sábado, 6 de outubro de 2012

Desfile de Noivas encantou na tarde de sábado

Um dos momentos mais marcantes da edição 2012 da Festa das Colheitas aconteceu esta tarde. O desfile de Noivas de Terras de Regalados, organizado pela associação Amigos do Museu de Terras de Regalados (AMUTER, superou as expetativas criadas. Mais de 60 exemplares autênticos, que um dia foram usados por noivas que se casaram, desfilaram perante uma plateia composta por centenas de pessoas maravilhadas por este regresso ao passado.



O espetáculo foi ainda completado por apontamentos de dança dos séculos e décadas retrtatados e ainda uma contextualização histórica de cada época e uma explicação de cada modelo desfilado. 

Os vestidos que mais impacto criaram foram os primeiros, do Século XVIII pela raridade e exemplar preservação do que hoje são réplicas usados no folclore. Os que foram desfilados pertenceram mesmo a noivas e foram usados em casamentos. Apenas dois modelos do século de 1700 e um do Século 1800 foram desfilados, todos pertencentes à Associação recreativa e Cultural de Aboim da Nóbrega.

Curiosamente, foi das primeiras décadas do século XX a ausência de exemplares para desfilar prosseguindo  a partir da década de 40. Alguns exemplares foram desfilados pelas filhas e netas das proprietárias dos vestidos, chegando ao ponto de conservarem adereços, acessórios ou memso os vestidos das meninas das alianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário