sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sabores Artesanais, uma das 'inovações' gastronómicas da Festa

Um dos projetos mais inovadores presentes na edição 2012 da Festa das Colheitas de Vila Verde é a parceria 'Sabores Artesanais', que junta duas empresas: Chocolates da Vila e Cerveja Artesanal do Minho. 


Desta inusitada união entre prato e copo, ou se quiseremos, de doces com cerveja, surgiu um produto revolucionário e arriscado, mas que tem feito o maior sucesso e é uma das fortes apostas desta parceria: o Bolo de Chocolates de Cerveja!


A receita foi desenvolvida pelo mestre pasteleiro Pedro Sousa, autor dos chocolates da marca Namorar Portugal e de outro sucesso da Chocolates da Vila, estreado durante as Festas Antoninas de Vila Verde, o Pastel de Santo António.

Este bolo, como qualquer receita de sucesso, tem um segredo, mas parte dele pode ser revelada: "é feito com a cerveja artesanal Sout (cerveja preta), da Fermentum, e isso faz toda a diferença", confidenciou o pasteleiro e empresário.

E como qualquer receita de sucesso, para além do segredo, tem uma história caricata por detrás. "No dia em que alcancei a receita resolvi fazer um pequeno jogo: para além deste bolo, fiz um semelhante, mas com uma cerveja industrial, das que se vendem nos hipermercados, e depois, eu e a minha mulher convidamos um grupo de amigos, incluíndo o Franciso e o Filipe (Cerveja Artesanal do Minho) para experimentarem e descobrirem qual dos dois bolos estava melhor e qual dos dois usava a cerveja deles.", contou Pedro.

A situação gerou um momento de boa disposição, mas foi indiscutível que a escolha tenha recaído para o que levava a cerveja artesanal da Fermentum, no caso a preta. Estava encontrada a fórmula mágica e o produto que iria promover esta parceria e revolucionar o panorama empresarial criativo de Vila Verde.

A esposa de Pedro Sousa, Cristina Pimenta, explicou como surgiu a parceria com a Fermentum, através da Cerveja Artesanal do Minho: "Foi na ATAHCA que nos conhecemos, a propósito da candidatura ao programa PRODER. O prof. Mota Alves apresentou-nos, como duas empresas inovadoras à procura de apoios e de sutentabilidade no mercado. E quando nos conhecemos a empatia gerou-se de parte a parte e a ideia de uma parceria também."

Não foi dificil encontrar um entendimento nem a vontade de criar novos produtos que fundissem ambos os conceitos. "Podíamos fazer um bolo de cerveja", disse logo o Pedro, e o Francisco respondeu 'E nós uma cerveja com travo a chocolate'. Depois de vários jantares em nossa casa e troca de ideias, chegamos à Festa das Colheitas com este conceito", continuou a narrar Cristina.

Na Festa das Colheitas, para além do Bolo de Chocolate de Cerveja, a 'Sabores Artesanais' apresenta ainda quatro menus que combinam os doces e salgados da Chocolates da Vila com as quatro variedades de cerveja artesanal da Fermentum. E para além disto cada uma das empresas vende os seus produtos individualmente.

"Uns catapultam os outros", resume Cristina Pimenta o cocneito de venda no certame da Sabores Artesanais, que reflete a tendência do mercado no sentido das sinergias entre empresas, da criatividade e da inovação para surgirem novas ideias e produtos.

Este conceito foi ainda acarinhado pelo município de Vila Verde, através do presidente do executivo, António Vilela, que não se cansou de promover e elogiar a combinação 'Sabores Artesanais', na cerimónia solene de inauguração da Festa das Colheitas 2012: "Esta é uma ideia verdadeiramente inovadora e que nos é cara, porque trata-se de duas jovens empresas vilaverdenses, com espírito criativo e empreendedor e que não se detêm face às dificuldades, adaptando-se e transformando-as em oportunidades. Além disso, têm um potencial enorme de internacionalização. Só nos cabe apoiar", referiu o autarca vilaverdense.

Sem comentários:

Enviar um comentário