Vila Verde pode tornar-se o primeiro concelho do país com dois eventos com o selo de Interesse para o Turismo, atribuído pelo Instituto Turismo de Portugal. A revelação foi feita esta manhã, na apresentação do programa da Festa das Colheitas 2013, pelo representante da entidade de turismo, parceira do evento, Porto e Norte. A Festa das Colheitas vai decorrer entre 3 e 6 de outubro, na Praça das Comunidades Geminadas (Campo da Feira)
e
promete ser a mais mediática de sempre, com um programa denso e atrativo e uma organização que aposta no carisma e na criatividade das suas iniciativas.
A associação da Delta Cafés, com uma ação de divulgação da imagem da Festa das Colheitas, através de pacotes de açúcar distribuídos em sete capitais de distrito, e uma campanha de solidariedade, a decorrer durante o evento, em que a venda do café no quiosque da marca reverterá a favor de instituições sociais locais, assim como a transmissão em direto, no domingo 6 de outubro, do programa da TVI 'Somos Portugal', foram alguns dos argumentos enumerados por parte da entidade de turismo do Porto e Norte de Portugal, para anunciar que a Festa das Colheitas vai candidatar-se ao selo de Evento de Interesse para o Turismo.
"Face a esta aposta massiva na divulgação, e à exposição a uma audiência de milhões de pessoas, através destes vários canais, estão reunidas as condições para elaborar uma candidatura da Festa das Colheitas ao título de Evento de Interesse para o Turismo junto do instituto Turismo de Portugal", anunciou, em primeira-mão, Marco Sousa, representante da Porto e Norte, durante a apresentação do programa do certame. E adiantou mais, revelando confiança. "No país só há mais 10 ou 15 com este estatuto. Para o ano, já com este título, poderemos estar a revelar um programa mais arrojado e com outra projeção". O representante do Porto e Norte acrescentou outras vantagens que o título traz: "Criam-se condições para garantir outro tipo de financiamento e projeção".
Perante os números revelados pelo presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sobre o investimento feito na organização desta Festa das Colheitas, que passa essencialmente pela estrutura e logística, no valor de 70 mil euros, Marco Sousa chamou a atenção que "com este título, o retorno será três ou quatro vezes
superior
", destancando que "Vila Verde vai tornar-se no primeiro concelho do país com dois eventos com o selo de Interesse para o Turismo", numa alusão também à gala Namorar Portugal.
António Vilela realçou que a Festa das Colheitas de Vila Verde é um evento muito especial "porque conta com o espírito voluntarista de todos os que se envolvem na concretização deste empreendimento grandioso que promove e dignifica o nome de Vila Verde pelo país". Salientou que se não fosse o contributo das parcerias envolvidas, mais de 50, "em vez de 70 mil, se calhar pesariam no orçamento centenas de milhares de euros".
Carisma, arrojo e animação, na celebração da ruralidade
A Festa das Colheitas de Vila Verde - XXIIª Feira Mostra de Produtos Regionais, que começa a 3 de outubro e termina no domingo, 6, revela este ano várias novidades. Duas delas vão ser dinamizadas pela a AMUTER, Associação dos Amigos do Museu de Terra de Regalados. Um desfile de chapéus de época, a acontecer, na tarde de sábado, 5 de outubro, e que vai incluir uma tentativa de bater o recorde da maior concentração de chapéus do mundo, entrando assim no Guiness Book. "O recorde mundial é de 342 chapéus", informou entusiasmada com a iniciativa, a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, que acrescentou em tom de mobilização, "eu já tenho o meu chapéu, mas não revelo como o vou personalizar".
A personalização é mesmo uma característica obrigatória neste encontro, que já está a movimentar a comunidade escolar do concelho. "Têm que ser chapéus. Não podem ser bonés, nem boinas. E têm que estar personalizados. Com um cacho de uvas, por exemplo!", acrescentou Júlia Fernandes. Durante esta concentração, a Companhia de Dança 77, parceira da AMUTER, vai dinamizar um Flashmob, que promete transformar o recinto numa enorme festa jovem!
A outra iniciativa da AMUTER é a Iª Mostra 'Doces: Sabores da Nossa Terra', desafio dirigido aos pasteleiros do concelho para criarem um doce usando produtos autótones. As inscrições estão fechadas e no dia 4 de outubro as propostas vai ser apresentadas ao público. Na noite inaugural da Festa vai acontecer outra das estreias do evento, um Festival de Tunas, organizado pela Casa do Benfica de Vila Verde.
Propostas para todos os gostos não faltarão e de edição para edição cimenta-se o estatuto de iniciativas carismáticas, que todos os anos atraem milhares de visitantes à Feira Mostra, como XVII Encontro de Concertinas, o XV Feira Tradicional ‘Reviver o passado’, a XII Festa do ‘Caurdo’, o 8º Festival Gastronómico e a 6ª Festa do Vinho, entre outros históricos como o Festival Folclórico Concelhio, os concursos pecuário e avícola, o desfile do gado pela via pública, os concursos do artesanato, mel, marmelada e broa, a Mega Aula dos Seniores Ativos, para além das carismáticas recriações da desfolhada minhota, do magusto típico com as rusgas e da pisada de uvas.
O programa reserva ainda outras atividades estimulantes como a Mostra de Talentos musicais, o Showcooking da EPATV 'Uma Mesa de Outono', performances para crianças de Histórias das Colheitas, os passeios de cicloturismo e de clássicos para além do Encontro Inter-regional de desportos em madeira, que ganha cada vez maior projeção.
Destaque ainda para o Festival Gastronómico, que este ano concretiza-se pela oitava vez e concentra três prestigiados restaurantes nacionais (Tamudu's, de Coimbra, Tentações da Montanha, de Boticas e Torres, de Vila Verde), que se juntam às seis tasquinhas de petiscos locais.
Ao todo "a Festa das Colheitas recebeu 170 candidaturas de expositores mas só pudemos aceitar 158, por questões de logística, com muita pena nossa", referiu a vereadora da Cultura, na apresentação dos destaques da festa deste ano. Destes, 68
dedicam-se ao artesanato, 16 aos produtos agrícolas, 8 às máquinas agrícolas, 3 são restaurantes, 6 são tasquinhas 28 dedicam-se a doces, vinhos e fumados, 7 a empresas marcas e outros produtos associados e 22 a expositores alocados no exterior do recinto.
Em caso de se querer ficar os quatro dias por Vila Verde, este ano o alojamento local associou-se, não só à Festa das Colheitas, como a toda a programação da Rota das Colheitas, com condições especiais em caso de estadia, até finais de Novembro.
A Festa das Colheitas está a inda a ser promovida através da rede Multibanco, em todos os postos de localidades dos distritos de Braga e Viana do Castelo. O programa para 2013 promete um evento estrondoso!
Sem comentários:
Enviar um comentário