quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Maior evento de sempre aposta na promoção de uma agricultura de proximidade



A Festa das Colheitas 2014, que decorre de 3 a 12 de outubro, vai ser a maior de sempre, com 10 dias de duração. Vila Verde vai exibir o melhor da ruralidade em gastronomia, artesanato, tradição e cultura, promovendo o regresso a uma agricultura familiar e a um comércio de proximidade. A par disto são esperadas iniciativas grandiosas e dois record do Guiness que prometem tornar memorável esta edição.

Foi esta manhã apresentado, pelo Município de Vila Verde, o programa que vai preencher os 10 dias da Festa das Colheitas 2014. Ao todo, mais de meia centena de iniciativas, organizadas por 20 parceiros, que se juntam aos diversos setores e departamentos do Município de Vila Verde, vão tornar real um evento que pretende galvanizar o universo da ruralidade, salientando a agricultura, a gastronomia, o artesanato, a tradição e a cultura.

O presidente do município de Vila Verde, Dr. António Vilela, salientou que “o investimento em tão grandioso evento foi praticamente feito apenas nas estruturas e na logística do certame, contando com muito trabalho voluntário de instituições, pessoas e de quem desenvolve estas iniciativas”. O autarca não hesitou em classificar de “essencial para o território este investimento de 150 mil euros, que acaba por trazer retorno para a economia do concelho a curto prazo”.

Na conferência de imprensa esteve ainda o presidente da ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), Prof. Mota Alves que referiu que “a Festa das Colheitas de Vila Verde é um excelente exemplo a nível nacional de venda de vastos recursos associados à ruralidade, com uma só imagem, num só evento e a mesma filosofia: a promoção de uma agricultura familiar e de proximidade”.

Coube à vereadora responsável pelo pelouro da Cultural, Dra. Júlia Fernandes, apresentar o extenso programa que vai marcar a Festa das Colheitas deste ano.

A Feira Mostra de Produtos Regionais será composta por 128 expositores vindos de todo o país. O 9º Festival Gastronómico vai dar amplo destaque às Carnes Certificadas, com casas representantes de raças tipicamente portuguesas como a Minhota (Restaurante Torres), a Barrosã (Restaurante Sabores Barrosões), do Alto Tâmega e ainda a Marinhoa (Restaurante Temudu’s), da Bairrada. A estes juntam-se cinco tasquinhas.

Outro setor em crescimento é o dos vinhos. Este ano vai realizar-se a 1ª Harmonização de Vinho Verde com Pica no Chão. Um júri vai selecionar qual dos vinhos propostos (brancos e tintos) melhor combina com esta especialidade gastronómica de Vila Verde.

Como referido, a Festa das Colheitas vai realizar-se sob o signo da promoção de uma agricultura familiar e de um comércio de proximidade. A realização do IV Encontro Nacional PROVE, a 10 e 11 de outubro, com um colóquio e mercado de produtos, a par da realização do showcooking ‘Sabores km 0’ (9 outubro), orientado pelo Chef Vinagre (EPATV) visam precisamente o enfoque na produção agrícola e escoamento local dos produtos, salvaguardando a qualidade da alimentação e o incremento da economia local, dos pequenos produtores.

A par disto haverá outras novidades que prometem tornar notícia o evento, como a tentativa de estabelecer um novo record no Guiness Book relativo ao maior Bolo-rei Escangalhado do mundo e a tentativa de bater o record dos 372 chapéus personalizados que vai ser feito durante o evento, duas iniciativas da AMUTER (Amigos do Museu de Terras de Regalados). A isto soma-se o mediatismo que será dado pela emissão de seis horas do ‘Somos Portugal’, da TVI, na tarde de 5 de outubro, e ainda ações grandiosas como o estreante desfile de máquinas agrícolas e tratores pelas ruas da vila, a 12 de outubro.

A Festa deste ano vai destacar-se ainda pelos espetáculos musicais diários. A presença dos britânicos Gold Wolf, na noite de 4 de outubro, sobressai entre as atuações agendadas de outros artistas e grupos conhecidos do público vilaverdense, como os Verde Canto, Trovar d’Alma, Maria Celeste, Fred Mota, ABB Show, Famma Show, Amigos da Paródia de Parada de Gatim, para além dos concertos da Academia de Música e da Banda de Música de Vila Verde.

O sucesso deste certame tem sido construído ainda graças a iniciativas carismáticas que, mais uma vez, marcam presença neste programa, como a Festa do ‘Caurdo’, o Encontro de Tocadores de Concertinas, o Festival Folclórico Concelhio, a Festa do Vinho, as práticas agrícolas associadas às colheitas como o magusto, a desfolhada, a pisada de uvas ou um rara espadelada do linho, e o desfile dos animais do concurso pecuário.

O programa deste ano contempla muitas outras iniciativas, que podem ser consultadas através do blog do evento diariodascolheitas.blogspot.pt ou ainda na página do Facebook: NaRotadasColheitas.

Esta iniciativa insere-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas que, de agosto até novembro revela o melhor da ruralidade em iniciativas a decorrer por todo o concelho de Vila verde. Mais informação no blog narotadascolheitas.blogspot.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário