sábado, 4 de outubro de 2014

Festa das Colheitas de Vila Verde projeta inovação e parcerias agrícolas

Começou a maior Festa das Colheitas de Vila Verde de sempre! Dez dias que vão estender-se até ao domingo, 12 de outubro sob o lema da agricultura sustentável, comércio de proximidade, fomento e promoção de parcerias e projeção de investimentos agrícolas inovadores.



Esta foi a tónica dominante dos discursos de abertura, do presidente do Município de Vila Verde, Dr. António Vilela, do presidente da entidade que mais tem contribuído para a aprovação de fundos de apoio a empresas agrícolas no concelho a ATAHCA, através do prof. Mota Alves e do representante da Direção Regional Norte da Agricultura e Pescas, Eng. Mário Silva.

"Se fizer um percurso histórico pelas 23 edições anteriores deste evento há quatro palavras que me vêm logo  cabeça: promoção, inovação, partilha e incubação", começou por referir António Vilela. O autarca salientou o papel deste evento na economia da região: "Este tem sido o espaço onde têm sido projetadas empresas e temo-las desafiado para lançarem novos produtos e projetos que pretendemos que sirvam de alavanca da nossa economia".

Tal como fez anteriormente Mota Alves, que salientou dois aspetos que se têm destacado ultimamente - as parcerias e a ação em rede - o presidente do Município de Vila Verde salientou a relevância que o seu executivo dá ao atribuir "uma 'Via Verde' para que a apresentação de propostas candidatas a fundos do PRODER" não seja prejudicada pelas burocracias das aprovações. "Temos casos em que a aprovação do Município foi feita em 24 horas", especificou o edil, mostrando a total sintonia com a ATAHCA e o seu orgulho por Vila Verde já representar "um ponto" no mapa do país em produção de pequenos frutos, por exemplo, salientando-se ainda como um dos concelhos onde mais projetos são aprovados para usufruírem de fundos comunitários.

"Queremos mais projetos agrícolas no concelho e capar investimentos. Por isso isentamos todos os projetos agrícolas de taxas municipais", salientou António Vilela, mencionando as vantagens da instalação em Vila Verde.

A Festa das Colheitas, mais que uma montra de produção agrícola é também uma rampa de lançamento e de contactos da nova agricultura, feita por jovens agricultores e investidores que vêem neste evento o arranque de uma rede de contactos e novas parcerias.

Sem comentários:

Enviar um comentário