quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Está confirmado… 2015 foi ano de boas colheitas!

Os intervenientes falaram e o que já se esperava foi confirmado… 2015 foi um ano de boas [festas das] colheitas! Após dez dias de uma viagem pelo que de mais autêntico existe na cultura minhota, das recriações de práticas agrícolas ancestrais à música popular, do artesanato à gastronomia, não faltaram motivos de interesse numa edição em que Vila Verde bateu um record do Guiness e voltou a escrever o seu nome no famoso livro dos recordes mundiais. Agora, foi a vez de alguns dos intervenientes dizerem de sua justiça e as opiniões forma unânimes, a Festa das Colheitas ‘está de boa saúde e recomenda-se’.


AJ Moure
“Esta iniciativa é bastante importante para a associação, conseguimos estabelecer aqui uma boa dinâmica e tem sido bastante proveitoso. Este ano correu mais ou menos como nas edições anteriores e estamos muito satisfeitos. Outra das vantagens de participar na Festa das Colheitas é que tanto o nome da nossa coletividade como da freguesia são bastante divulgados e tornam-se cada vez mais conhecidos.”



Amigos da Concertina de Concertina Vila Verde 
“É muito importante contribuirmos para a divulgação das concertinas e da música popular e participamos em vários eventos com esse objetivo. São necessárias muitas horas de trabalho, mas valeu a pena porque há cada vez mais pessoas a aderirem e isso deixa-nos muito contentes. Acho que esta festa sem as concertinas tinha menos graça, porque todos os dias chegam pessoas aqui à associação pedir para tocarmos e acabamos sempre por lhes fazer a vontade. Algumas pessoas vêm de propósito para ver as concertinas e isso dá-nos bastante ânimo.”


ARC Marrancos
“A Festa das Colheitas é uma excelente iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Verde, porque promove o linho e os outros produtos locais e é também um local de encontro de pessoas e de convívio. Passa por aqui muita gente, que, como é óbvio, não nos ia procurar a casa, mas aqui conseguimos ter essa exposição, chegar a mais  pessoas que ficam a conhecer os nosso produtos. Também é importante para divulgarmos o Museu do Linho, que tem tido cada vez mais visitantes.”



Flôr de Liz - Pão-de-ló de Ovar
“O certame é muito bom para o Pão-de-ló de Ovar, porque é um produto que está em processo de cerificação e é extremamente importante aproveitar este tipo de iniciativas para sua promoção e divulgação. É a primeira vez que cá venho, mas a empresa costuma estar representada. Tivemos algum azar com o clima nos dois fins de semana, mas acabou por não correr mal porque mesmo assim passaram por cá muitas pessoas e, como referi, a divulgação deste produto é um dos nossos grandes objetivos neste momento.”

Fumeirinho de Gouveia
“A participação nesta feira tem permitido uma grande divulgação dos produtos da Serra da Estrela. Em termos de vendas, a melhor altura é ao fim de semana em que se nota um grande aumento na faturação, este ano notou-se uma ligeira quebra durante a semana. Penso que é bom para todos visitarem a Festa das Colheitas e ficarem a conhecer vários produtos de qualidade que se fazem na região e no país.”




Restaurante Torres
“Houve alguns dias de chuva, mas as vendas correram bem, dentro da normalidade. O programa foi vasto e muito bonito, penso que correu tudo muito bem. O principal interesse da nossa vinda aqui é colaborar com o Município e também dar a conhecer as nossas cartas e os nossos restaurantes, em particular o Restaurante Torres, situado em Ponte S. Vicente, trazendo até aos visitantes da feira a nossa gastronomia tradicional minhota a que se juntam alguns pratos já com uma vertente contemporânea. A Festa das Colheitas leva-nos clientes durante todo ano ao restaurante de Vila Verde, ao de Braga e até mesmo ao do Porto, naturalmente, pela proximidade, o de Vila Verde é o que retira mais benefícios da participação na iniciativa.”


Tenda do Cogumelo
“A festa das colheitas é um evento importante, uma vez que permite a todos os produtores divulgarem o seu produto de uma forma personalizada e conseguem expô-lo perante um público mais alargado. Apesar de ser o primeiro ano, tivemos uma boa adesão. O cogumelo não é um hábito na nossa gastronomia mas aos poucos as pessoas vão reconhecendo as suas qualidades, apostando cada vez mais e experimentando. Esta participação foi muito importante pela divulgação.”

Tenda Prove
“A presença neste evento é muito importante para nós, porque permite-nos divulgar os nossos produtos. Como somos produtores, o certame coloca-nos em contacto direto com o consumidor e estamos a registar uma boa adesão por parte das pessoas. Outra das vantagens é que costuma-se verificar uma subida nas vendas período imediatamente a seguir à participação nestas iniciativas.”




Vinho Quintas do Homem
“A Festa das Colheitas é muito importante para a promoção do concelho e, no nosso caso em particular, para divulgarmos o nosso produto na nossa terra, os vilaverdenses e muitos visitantes de fora. As coisas têm corrido bem e notamos que temos tido cada vez mais adesão. Este ano a chuva não ajudou mas, mesmo assim, veio cá muita gente, talvez até mais que no ano passado.”





António Vilela – Presidente do Município de Vila Verde
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, não escondeu a satisfação pelo sucesso de um evento que se vem afirmando de forma cada vez mais perentória no panorama nacional. “O balanço é extremamente positivo e é com grande satisfação que constatamos que a Festa continua a crescer. Tivemos este ano o maior número de stands de expositores de sempre [166] e, apesar de em alguns dias o clima não ter ajudado, as pessoas compareceram em massa e demonstraram claramente o carinho que sentem pela iniciativa”, referiu. Um conjunto de predicados que permite augurar um futuro auspicioso para o certame. “Estes indicadores dão-nos confiança e mostram que há condições para a Festa das Colheitas continuar a crescer. É com esse objetivo que vamos continuar a trabalhar, para colocarmos o evento numa posição de ainda maior relevo no panorama nacional”, afirmou António Vilela, acrescentando que a recetividade do público faz com que a estratégia municipal de promoção do território através da promoção da tradição e da cultura vilaverdense se assume claramente como uma aposta ganha.


Júlia Fernandes – Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde

A vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos parceiros locais que, em conjunto com o Município de Vila Verde, permitiram dar corpo a um evento ímpar, que se assume como “uma homenagem à época das colheitas e ao mundo rural”. A vereadora teceu ainda rasgados elogios ao rigor com que foram preparadas as recriações de práticas agrícolas ancestrais, apontando o novo recordo do Guiness, o Encontro de Tocadores de Concertinas, a Festa do Caurdo e o Festival Gastronómico, como alguns dos momentos mais altos de uma programação rica e diversificada. Nota de realce também para o I Encontro de Cavaquinhos, que trouxe ao Palco das Colheitas mais de duas dezenas de grupos de toda região. “Um momento assinalável que surge na senda da estratégia de valorização e promoção deste instrumento tradicional da tocata popular. Queremos que seja cada vez mais notado e usado, tal como aconteceu com a concertina há uns anos, torná-lo ainda mais popular e fazer com que os jovens adiram a este instrumento extraordinário”, frisou Júlia Fernandes, destacando ainda a projeção internacional obtida com a transmissão do no programa da TVI ‘Portugal Somos Nós’ em direto a partir de Vila Verde, com seis horas de reportagens sobre o que o concelho tem de melhor. A vereadora concluiu, vincando que a Festa das Colheitas se afigura como uma oportunidade de excelência para “experiências únicas, que colocam os participantes em contacto com o pulsar genuíno do mundo rural e da tradição minhota”.

Sem comentários:

Enviar um comentário