sábado, 17 de outubro de 2015

Vila Verde bate novo record mundial e volta a entrar no Guiness


Vila Verde voltou a escrever com letras douradas uma página da sua história ao bater mais um record do mundo. Depois de a concentração de concertinas garantir a entrada no Guiness Book of World Records, o concelho volta a deixar marca à escala planetária com a maior concentração de chapéus personalizados do mundo, que juntou no recinto da Festa das Colheitas 1343 pessoas. Os vilaverdenses (e não só, porque a iniciativa era aberta a toda a população) destronaram de forma clara e inequívoca a cidade de Washington (Estados Unidos da América), que detinha o anterior máximo mundial, com uma reunião de 695 participantes. A ‘vitória’ não deixou margem para dúvidas e afigura-se como mais um veículo de promoção e divulgação de Vila Verde, contribuindo para adensar o prestígio e a reputação do concelho além-fronteiras. A iniciativa foi organizada pela AMUTER (Associação dos Amigos do Museu de Terras de Regalados) em parceria com o Município de Vila Verde.


1343 chapéus personalizados
Ao início da manhã a azáfama já era grande. Instituições de ensino, lares, IPSS’s e participantes individuais distribuíam-se em filas que se estendiam no horizonte até perder de vista. O frenesim da ocasião tomou de assalto o coração do recinto, que bateu a um ritmo particularmente acelerado durante toda a manhã. Entretanto, um a um, os participantes iam passando pelo Palco das Colheitas onde a representante do World Guiness Book of Records ia fazendo a contagem e averiguando se cumpriam as condições necessárias para a participação. Trabalhos minuciosos e de grande criatividade que deram um brilho muito especial ao 8º dia do programa da Festa das Colheitas. A euforia tomou conta dos participantes quando foram anunciados os resultados finais e o que se seguiu foi bonito de ver. Mais de um milhar de chapéus foram lançados ao ar e assim culminou uma manhã em grande.

“A arte e criatividade dos participantes”
A vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, não escondeu a satisfação de ver o nome de Vila Verde inscrito pela segunda vez no famoso livro dos recordes mundiais. “É um grande dia para Vila Verde, com mais uma presença no Guiness. Já lá estávamos com a concentração de concertinas, que foi outra grande jornada“, afirmou, deixando uma palavra de agradecimento às diversas instituições que desenvolveram trabalhos notáveis e ajudaram a escrever mais uma bela página na história do concelho. “Foi um grande evento, muito bonito, em que pudemos apreciar a arte e criatividade dos participantes, que voltaram a demonstrar de forma inequívoca que somos um concelho em um país recheado de talento”, referiu a vereadora, acrescentando que a iniciativa contribui de forma significativa para a promoção do concelho dentro e fora de portas.

Promover e valorizar o território
Por sua vez, o presidente da AMUTER, José Pinto, lembrou o esforço que conduziu a esta vitória. “É uma grande satisfação, o processo foi muito trabalhoso, mas, felizmente, conseguiu-se atingir o grande objetivo”, afirmou, avançando que o evento foi planeado com o intuito de promover e valorizar o território. “Inicialmente, a ideia surgiu na senda de uma estratégia de valorização e promoção do concelho de Vila Verde, com fins de atração turística. Temos todos os condimentos necessários para nos afirmarmos como um ótimo destino turístico. Ótima gastronomia, belas paisagens e atrações culturais, entre outros”, disse, acrescentando que “as pessoas demonstraram um entusiasmo fantástico e uma entrega maravilhosa, todas as escolas se mobilizaram com o intuito de levar este projeto por diante”.


Durante o dia, as atividades continuaram com os Ateliers de Leitura e Pintura, uma simulação de operação de socorro protagonizada pelos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e o Fórum do Chapéu, que contou com a participação da Diretora do Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, Susana Menezes, e de representantes da Confraria do Chapéu. Mais logo o grande destaque vai para a Mostra de Talentos Musicais, em que as estrelas vilaverdenses vão desfilar em palco mais cintilantes que nunca e mostrar ao público o grande potencial que existe no concelho. A noite encerra com um espetáculo musical de grande animação, que está a cargo do grupo ‘Los Cubanitos’.

Sem comentários:

Enviar um comentário