sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mostra revela a irresistível criatividade da pastelaridia local



No dia dedicado ao Vinho, à Gastronomia e aos Produtos Locais, esteve em destaque a primeira Mostra 'Doces: Sabores da Nossa Terra', organizado pela AMUTER - Associação dos Amigos do Museu de Terra de Regalados.


A iniciativa inédita mostrou dezenas de doces propostas, apresentadas por seis pastelarias e especialistas em doces de Vila Verde: Pastelaria Babá, daVila, Luena, Cristo Rei, Chocolate com Pimenta e EPATV - Escola Profissional Amar Terra Verde.

Frutos secos, chila, laranja, maçã, mel, leite, queijo e até melão casca de carvalho foram as matérias primas protagonistas em bolos, queijadas, cremes, biscoitos, semi-frios e bombons, desenvolvidos pelos criativos pasteleiros de Vila Verde.

O maior destaque da pastelaria Babá foi um irreverente semi-frio de Melão Casca de Carvalho; a pastelaria daVila apresentou um pastel artesanal de mirtilo, a pastelaria Luena lançou o Amor de Chila, a Cristo Rei um bolo molhado de frutos secos e charope de Chocolate, a Chocolate com Pimenta um bombom de laranja e a EPATV, uma marmelada com amores perfeitos, entre muitas outras novidades.

Estas propostas foram degustadas pelos visitantes da feira e pela comunicação social, que ficaram rendidos.

"Esta iniciativa, que apoiamos desde a primeira hora, é uma prova da criatividade de um setor notável em Vila Verde e que tem ajudado a projetar o nome do concelho, o da pastelaria." referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela. Para o responsável pelo município, esta iniciativa "contribui ainda para impulsionar outros setores da economia local, como a da produção de produtos agrícolas, mas também de mel, frutos vermelhos e outros, gerando uma dinâmica interessante que vem de encontro à nossa estratégia de desenvolvimento".

Ideia semelhante foi partilhada pelo presidente da AMUTER, José Pinto, impulsionador desta mostra. " Para alem de desenvolver a agricultura, a criatividade, a industria e o comércio locais, queremos com mais esta iniciativa impulsionar o turismo do concelho, no nosso caso, o que nos é mais caro, o turismo religioso que representa, ao longo de todo o ano, 40 por cento do setor em Portugal".

No proximo ano, esta Mostra pode evoluir para um concurso e ampliar a gama de produtos na base das criações, "como bebidas, do género licores, vinhos,...", conclui José Pinto.


Showcooking outonal

De tarde realizou-se ainda um showcooking denominado 'Uma Mesa de Outono', na EPATV, orientado pelo reputado Chef Vinagre, coadjuvado por três alunos da turma do 12º ano do curso profissional de Cozinha.

Uma curiosa versão do Pica no Chão de Cabidela de cabidela, "com coisas da Terra de que o frango se alimenta" foi apresentada, uma sessão que já tinha sido realizada na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa deste ano "e com enorme sucesso".

Simultaneamente foi dado a provar o Menu outonal selecionado para acompanhar esta sessão: um caldo de castanhas, bacalhau com broa, vitela recheada com alheira, finalizando com um pudim Abade de priscos e fruta acre a acompanhar.


GALERIA DE FOTOS: Dia 2 da Festa das Colheitas

Sem comentários:

Enviar um comentário