segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Vila Verde no Guiness Book com Maior Bolo Rei Escangalhado do Mundo



Vila Verde e a Festa das Colheitas voltam a entrar no livro dos Recordes, o Guiness Book, com a entrada de um novo recorde mundial, o de Maior Bolo Rei Escangalhado do Mundo. Produzido pela Pastelaria S. Sebastião, com a colaboração da Pastelaria Ritinha, o apoio da AMUTER (Associação dos Amigos do Museu de Terras de Regalados) e do Município de Vila Verde, o Bolo-rei confecionado media 20 metros e 90 centímetros, "assim garantimos que nem tão cedo este recorde será batido", assegurou José Pinto, presidente da AMUTER e principal impulsionador da iniciativa.

O desafio foi gravado em vídeo para testemunhar a ação junto dos responsáveis do Guiness Book e a medição do bolo conferida por um juri constituído pelo próprio José Pinto, pela vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes e pela diretora da APPACDM núcleo de Vila Verde, Helena Roxo, instituição à qual foi doado cerca de 1 metro deste Bolo-rei gigante. 

Os números deste bolo-rei impressionam: os quase 21 metros de comprimento foram produzidos em dois dias, "um para a confeção e o outro para a cozedura", como explicou-nos a supervisora da Pastelaria S. Sebastião, Raquel Faria. Uma equipa de oito pessoas produziu este bolo com quantidades gigantescas de ingredientes: 30 quilos de farinha, sete litros de leite, três quilos de margarina, 120 ovos, um litro de vinho do porto, rum e anis, 15 quilos de msitura em pó para confeção de creme de pasteleiro, 15 quilos de açúcar, 45 litros de água, 75 quilos de chila, 20 quilos de amêndoa, 20 quilos de sultanas, 20 quilos de nozes, cinco quilos de avelã, cinco quilos de pinhões, cinco quilos de abóbora cristalizada vermelha e outros cinco da verde, e quatro litros de gemas de ovo.

A maior dificuldade sentida foi  na cozedura. "O Bolo-rei escangalhado é um dos que demora mais tempo. Um normal precisa de 40 minutos de forno. Um com estas dimensões precisou de um pouco mais...", brincou a responsável da S. Sebastião. "Mas com a colaboração da Pastelaria Ritinha e também graças às nossas boas estruturas e condições de trabalho, conseguimos superar essa dificuldade e vencer este desafio", conclui.

Raquel Faria salienta "a alegria e o convívio" desta experiência "e sentir os pasteleiros chefes e as suas equipas motivados por vencerem este desafio", referiu. "Agora vai ser engraçado sermos conhecidos como a Pastelaria que fez o maior Bolo Rei do Mundo!", desabafou com um sorriso estampado no rosto.

O presidente do Município de Vila Verde assistiu também à iniciativa e afirmou-se orgulhoso "por ver Vila Verde falado novamente pela positiva". "É muito importante para a promoção do território estas iniciativas que colocam Vila Verde em destaque, com projeção mundial. Depois da Concentração de Concertinas, que também nos levou a entrar no Guiness Book, agora este recorde também nos deixa orgulhosos", acrescentou o autarca que aproveitou para parabenizar a Pastelaria S. Salvador e a Pastelaria Ritinha pelo feito e agradecer a dedicação de todas as entidades envolvidas, "especialmente à AMUTER, pela dedicação".

Sem comentários:

Enviar um comentário