segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Festa das Colheitas encerra com seis horas de emissão televisiva em direto para todo o planeta


Durante seis dias, Vila Verde mostrou ao país e ao mundo o genuíno pulsar do mundo rural com mais de 50 iniciativas de promoção e divulgação da tradição minhota, num cartaz turístico-cultural que trouxe dezenas de milhares de pessoas ao coração do Minho. Ontem, 09 de outubro, a Festa das Colheitas – XXV Feira Mostra de Produtos Regionais encerrou em apoteose. Mais de quinhentos artistas no encontro de tocadores de concertina, largas centenas de espectadores no Estádio Cruz do Reguengo para ver a Corrida de Cavalos, a TVI a transmitir em direto para todo o planeta e largos milhares de pessoas que se dividiam entre o recinto, a Praça de Santo António e as principais artérias e pontos de interesse da sede de concelho.

O último dia do programa de 2016 da Festa das colheitas começou bem cedo, com muita energia e saúde. Pelas 09h30, começava o passeio de cicloturismo, prom0vido pelo Cicloclube de Vila Verde, e meia hora mais tarde o desporto e a solidariedade caminharam de mãos dadas na Mega Aula de Zumba, organizada pela Rede Social do Município de Vila Verde, cuja receita reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. À mesma hora começavam as chegar as máquinas para a Concentração e Desfile de Carros Clássicos. Em tempo de colheitas, manda a tradição minhota que se agradeça à terra o sustento e, por volta das 11h00, a igreja paroquial de Vila Verde recebia a Missa das Colheitas.

Seis horas em direto de Vila Verde para todo o planeta

O período vespertino trouxe consigo um mar de gente que inundou a Sede de Concelho. O banho de multidão formou uma imensa moldura humana que contribuiu dar ainda mais brilho a um programa extremamente atrativo. A azáfama começou logo ao início da tarde. Às 14h00, a TVI arrancava para uma emissão de seis horas em direto a partir de Vila Verde. Tal como o público, os apresentadores do programa ‘Somos Portugal’ dividiram-se entre o recinto e o centro da Vila para dar voz aos atores locais. A excelência da gastronomia, o talento dos artesãos, a vivacidade dos produtos do campo, a alegria da música popular e a força da tradição expostos numa montra privilegiada. Uma campanha massiva de promoção do território, numa transmissão que levou aos quatro cantos do planeta o que de melhor se faz no concelho, com especial incidência na riqueza da tradição da cultura popular minhota.
Mais de 500 participantes no XX Encontro de Tocadores de Concertina
Por volta das 15h00, começava uma das mais emblemáticas iniciativas do certame. O XX Encontro de Tocadores de Concertina bateu todos os recordes, contando com meia centena de grupos oriundos de vários pontos do país e um total de mais de 500 participantes. As melodias alegres e contagiantes da ‘rainha do Minho’ tomaram conta do recinto, num autêntico hino à música popular, que, como vem sendo habitual, arrastou um autêntico mar de gente ao recinto. Em simultâneo, as bancadas do Estádio Cruz do Reguengo estavam a rebentar pelas costuras com largas de centenas de pessoas que não perderam a oportunidade de assistir ao vivo à adrenalina e emoção das tradicionais Corridas de Cavalos, uma atividade organizada pela Associação Cultural dos Amigos do Cavalo de Passo Travado.

Mais de 50 iniciativas em seis dias consecutivos


De 04 a 09 de outubro, o concelho de Vila Verde transformou-se numa verdadeira máquina do tempo e transportou dezenas de milhares de pessoas ao longo de décadas de história, numa viagem à descoberta da herança cultural da região minhota, com mais de 50 iniciativas em seis dias consecutivos. Vila Verde assume-se como um concelho que se orgulha da sua herança cultural sem descurar os ritmos de evolução e de progresso, que encontrou na valorização dos saberes da cultura popular minhota uma nova forma de alavancar a economia e promover o território, procurando, em simultâneo, preservar e divulgar os saberes da cultura popular. Uma aliança harmoniosa entre tradição e modernidade que tem projetado o território vilaverdense em todo o país e no estrangeiro.




Sem comentários:

Enviar um comentário