domingo, 9 de outubro de 2016

O sabor da tradição atraiu milhares a Vila Verde para a ‘Festa do Caurdo’



Os sabores da tradição minhota são um dos grandes atrativos da Festa das Colheitas de Vila Verde. Diariamente, milhares de visitantes aproveitam a oportunidade única de se deliciarem com os petiscos e as iguarias regionais. Ontem, 08 de outubro, a afluência foi tal que ‘deu para tudo’. Enquanto os restaurantes e tasquinhas recebiam o habitual banho de multidão, a Festa do Caurdo era inundada por um mar de gente. Milhares de pessoas que se deslocaram ao coração do Minho para degustarem os deliciosos caldos confecionados à moda antiga, com ingredientes produzidos pelos agricultores locais. No final da refeição, já com as energias retemperadas, tempo para a assistir a dois espetáculos musicais de grande qualidade, o concerto da Banda Musical de Vila Verde e o Festival Folclórico Concelhio.

A ‘Festa do Caurdo’ voltou a provar que é um dos grandes atrativos do certame e trouxe milhares de pessoas ao recinto da Festa das Colheitas – XXV Feira Mostra de Produtos Regional. A azáfama era grande e a oferta bastante diversificada. Mais de duas dezenas de variedades de caldo, confecionado como manda a tradição minhota por outros tantos grupos folclóricos do concelho. A indumentária não foi esquecida e as sopas eram servidas por homens e mulheres trajados à moda antiga. Com o caldo vinha também a broa e o vinho à discrição. Os mil e quinhentos litros de diferentes caldos que foram preparados para o evento desapareceram num ápice, numa iniciativa que continua a crescer anualmente e que tem já uma posição consolidada a agenda gastronómica regional e nacional.

Um serão com muita música ao vivo

Depois de aconchegarem o estômago com os deliciosos ‘caurdos’ minhotos, os visitantes puderam alimentar o espírito com duas atuações musicais de enorme qualidade. Primeiro, as harmoniosas melodias da Banda Musical de Vila Verde ecoaram pelo recinto, num repertório diversificado e extremamente interessante. De seguida, começou o Festival Folclórico Concelhio, que levou ao Palco das Colheitas vários grupos vilaverdenses. Uma mostra genuína da etnografia local, marcada pela animação e alegria que caracterizam o folclore. A plateia brindou as atuações com chuvas de aplausos e houve várias pessoas que não resistiram a acompanhar com um pezinho de dança os contagiantes ritmos da tradição minhota.

Visitantes nacionais e internacionais

A reputação da Festa das Colheitas de Vila Verde também continua a aumentar e já extravasou as fronteiras do país, como sublinhou o presidente do Município. “Vila Verde está a internacionalizar as suas festas, há pessoas de fora que reservam férias para esta altura para visitarem a Festa das Colheitas, a festa mais genuína de Portugal!”, afirmou António Vilela, deixando de seguida um caloroso cumprimento para os obreiros de mais uma extremamente bem sucedida edição da ‘Festa do Caurdo’. “Quero saudar a Associação de Folclore de Vila Verde pela organização do festival de folclore e da ‘Festa do Caurdo’, que foi um sucesso tremendo, com muito caldo e de grande qualidade. Mais de 1500 litros de caldo que esgotaram rapidamente. Os meus parabéns para a Associação, as cozinheiras e aos visitantes que se juntaram a esta festa”, referiu.

TVI com direto de seis horas a partir de Vila Verde


O edil concluiu a sua intervenção deixado um convite a todos os presentes para regressarem hoje, 09 de outubro, a Vila Verde para se fechar com chave de ouro a edição de 2016 da Festa das Colheitas. O destaque da manhã de hoje foi para o passeio do cicloturismo, a mega aula de zumba, o desfile de carros clássicos e a Missa das Colheitas. Durante a tarde, nota de particular relevo para as centenas de artistas que vão participar no XX Encontro de Tocadores de Concertina, para a Corrida de Cavalos e para a emissão do programa ‘Somos Portugal’, da TVI, seis horas em direto a partir de Vila Verde para todo o planeta.




Sem comentários:

Enviar um comentário