quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mais de 500 artistas no Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinho


O grande destaque do segundo dia da Festa das Colheitas - XXV Feira Mostra de Produtos Regionais, 05 de outubro, vai para um autêntico hino à música popular. O Encontro Nacional de Cavaquinhos trouxe a Vila Verde mais de 500 artistas de vários pontos do país para uma maratona musical que, das 10h00 às 20h00, fez o recinto vibrar ao som dos acordes de um dos mais acarinhados instrumentos da música tradicional portuguesa. Paralelamente, as exposições e oficinas de instrumentos de cordas também contribuíram para enriquecer significativamente a iniciativa. Nota de particular relevo para mais um tributo à tradição minhota, com a recriação fiel de uma espadelada de linho, e para o eletrizante espetáculo musical de Cristiana e Companhia.

O presidente do Município de Vila Verde não escondeu a enorme satisfação por receber na sede de concelho um número tão expressivo de tocadores, logo na primeira edição de um evento que reúne toda as condições para continuar a crescer nos próximos anos. “Este encontro vai-se tornar uma das referências da Festa das Colheitas. Um evento de promoção da cultura, música e tradição portuguesa. Em Vila Verde também temos muitos tocadores e escolas a preparar as novas gerações para tocarem o cavaquinho, entre outros instrumentos musicais, naturalmente”, referiu António Vilela, frisando que a iniciativa “é um grande orgulho para Vila Verde e para todos os que ao longo destes 25 anos contribuíram para que a Festa das Colheitas atingisse o nível elevado que apresenta hoje, para os quais deixo um cumprimento e uma saudação especial”. O edil concluiu deixando um forte elogio à INATEL, que organizou a iniciativa com o apoio Grupo de Cavaquinhos de Soutelo, pelo “precioso trabalho que a Fundação tem desenvolvido em prol da cultura nacional”.

“Façam esses rasgados bem fortes para que se ouçam no país inteiro!”

Por sua vez, o representante da INATEL, Armindo Oliveira, augurou desde já um futuro auspicioso para a iniciativa. “Este evento repetir-se-á no próximo ano e doravante será sempre parte integrante da Festa das Colheitas de Vila Verde, o que muito honra a Fundação INATEL, penso que também honra os tocadores de cavaquinho e só serve para dignificar ainda mais esta arte que tem que ser preservada”, afirmou, acrescentando que prevê um aumento significativo de participantes nas próximas edições. Armindo Oliveira prosseguiu com “um forte agradecimento à autarquia de Vila Verde. “Sem o apoio extraordinário e caloroso, sem a amizade e cordialidade que nos foi dispensada pela autarquia, esta iniciativa não seria possível”. “Estou muito grato por nos terem acolhido desta forma, por se formarem sinergias que acrescentam valor para dignificar o Minho e Portugal”, referiu, concluindo a sua intervenção em jeito de desafio: “Tocadores… Façam esses rasgados bem fortes para que se ouçam no país inteiro!”.

Regresso ao passado com a espadelada do linho

Ao serão, o pulsar genuíno do mundo rural voltou a ecoar pelo recinto numa homenagem sentida ao legado cultural da tradição minhota. Os trajes de outrora, as alfaias artesanais e os cânticos tradicionais transportaram o recinto para outra era, partilhando com vilaverdenses e visitantes a sabedoria da cultura popular minhota e divulgando o processo de transformação da viçosa e verdejante planta do linho, que depois da colheita ainda tem de percorrer várias etapas até chegar ao tear. De seguida, a animação contagiante da música popular invadiu o recinto e pôs o público a dançar ao som dos ritmos vibrantes de Cristiana e Companhia, em mais um excelente espetáculo de música ao vivo.


Hoje, 06 de outubro, os destaques vão para os diversos ateliers preparados por alunos da EPATV e da Escola Secundária de Vila Verde e para a 2ª Feira Mostra de Artes e Ofícios. O serão chega com a recriação de uma tradicional desfolhada de milho, a que se segue a atuação ao vivo do grupo ‘Verde Canto’. O artesanato, os produtos no campo, os animais vivos e as iguarias da cozinha regional são outros dos inúmeros motivos de interesse de uma das maiores iniciativas nacionais de divulgação e promoção da tradição mundo rural.





Sem comentários:

Enviar um comentário