sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Desfolhada Minhota e música tradicional no terceiro dia da Festa das Colheitas


O grande destaque do terceiro dia da edição de 2016 da Festa das Colheitas, 06 de outubro, vai para uma atividade em que o genuíno pulsar do mundo rural se manifestou em toda a sua plenitude e fez o coração do Minho palpitar com mais intensidade. À recriação fiel de uma tradicional desfolhada minhota juntou-se a animação do Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega, numa iniciativa muito acarinhada pelo público. A noite continuou com música e alegria, já que no final da desfolhada subiu ao Palco das Colheitas o grupo Verde Canto, que espalhou pelo recinto o sublime perfume da música tradicional portuguesa. Durante o dia, uma lufada de juventude com a presença de centenas de alunos vilaverdenses que desenvolveram atividades lúdico pedagógicas relacionadas com a temática das colheitas.

As atividades do terceiro dia da Festa das Colheitas, uma das maiores iniciativas nacionais de promoção do saber tradicional começou uma lufada de juventude nos divertidos ateliers (pintura, horticultura, saúde, dança e pinturas faciais) preparados pelos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Escola Secundária de Vila Verde para as crianças do pré escolar e primeiro ciclo. Durante a manhã, houve ainda tempo para o atelier de leitura e dramatização ‘A História das Colheitas’, uma atividade preparada Biblioteca Municipal, que fez as delícias da pequenada.

Os herdeiros da tradição minhota

Durante a tarde, a força da tradição minhota ecoou no coração de Vila Verde e os mais novos voltaram a ser as grandes estrelas da ocasião. Trajados à moda antiga, dezenas de alunos do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo recriaram as vindimas, a desfolhada e os bordados dos Lenços de Namorados, entre outros, além da atuação de um grupo folclórico criado especialmente para a ocasião. Atividades que contribuem em larga escala para alcançar um dos objetivos da Festa das Colheitas, a preservação dos saberes ancestrais através da sua transmissão às gerações mais jovens. A RTP não deixou passar o momento em claro e esteve em Vila Verde a captar a essência da tradição minhota, que será emitida para todo o mundo pela televisão pública nacional.

Uma desfolhada à moda antiga

O serão trouxe consigo o esplendor do mundo rural em toda a sua plenitude, com uma recriação fiel das tradicionais desfolhadas minhotas organizada pela Associação de Folclore de Vila Verde. As canas chegaram à eira improvisada transportadas por um carro de bois, seguido por uma comitiva de homens e mulheres, miúdos e graúdos, que envergavam os trajes de outrora e faziam ecoar pelo recinto as alegres cantigas da música popular. Depois, já com as canas de milho espalhadas no chão da ‘eira’, começou a desfolhada propriamente dita. Os vereadores e o presidente do Município de Vila Verde não enjeitaram a oportunidade de entrar pela porta da frente da história da região minhota, arregaçaram as mangas e juntaram-se aos populares na tarefa de separar as espigas douradas das canas verdejantes. Não faltou alegria, diversão e muita música, já que a iniciativa foi animada pelo Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega.

O inebriante perfume da música tradicional portuguesa


A noite encerrou com um excelente espetáculo, em que o inebriante perfume da música tradicional portuguesa pôs o recinto a vibrar e a dançar do primeiro ao último tema. O Grupo Verde Canto desfilou em palco a qualidade e o carisma que lhe são reconhecidos, numa atuação que encantou vilaverdenses e visitantes. Hoje, o dia começou com o seminário ‘Circuitos Curtos Agroalimentares – Iniciativas e Boas Práticas’, promovido pela ATAHCA, com a exibição das obras que participam no concurso de artesanato e com os ateliers de pintura e leitura organizados pela EPATV e Escola Secundária de Vila Verde. Durante a tarde o destaque vai para os concursos do mel e da marmelada, para a 9ª Festa do vinho (com provas de vinhos das marcas presentes no certame) e para a Mega Aula das Colheitas – Intergeracional, que vai pôr jovens e seniores a dançar ao som dos ritmos quentes da Zumba. Mais logo, às 21h00, outro hino à tradição minhota com a recriação de uma tradicional pisada de uvas, que será animada pelo Rancho Folclórico de Prado S. Miguel. A animação do serão fica cargo do sobejamente conhecido artista popular Zé Amaro, que promete fechar com chave de ouro o quarto dia da Festa das Colheitas – XXV Feira Mostra de Produtos Regionais.




Sem comentários:

Enviar um comentário