sábado, 8 de outubro de 2016

Pisada de uvas e concerto de Zé Amaro trouxeram um mar de gente à Festa das Colheitas


Um mar de gente inundou o recinto da Festa das Colheitas para um serão de música, tradição e cultura. Ontem (07 outubro), a noite começou com a recriação de uma artesanal pisada de uvas, animada pelas danças e cantares do Grupo Folclórico de Prado S. Miguel, e a festa continuou noite dentro com o concerto do músico popular Zé Amaro. Duas atividades muito acarinhadas pelo público, que se deslocou a Vila Verde para contactar diretamente com a força do mundo rural em toda a sua plenitude. Durante o dia, as notas de maior relevo vão para o seminário da ATAHCA, os concursos (artesanato, mel e marmelada), a 9ª Festa do Vinho, o Showcooking ‘Sabores KM O’ e a Mega Aula das Colheitas – Intergeracional. (Reportagem Fotográfica: https://www.facebook.com/narotadascolheitas/photos/?tab=album&album_id=1066560270125592)

Piada de uvas como manda a tradição
A noite prometia e o público não se fez rogado. Compareceu em massa e pintou no recinto uma magnífica moldura humana que ajudou a abrilhantar um serão extremamente interessante. O artesanato, os produtos do campo e as iguarias da gastronomia regional garantiram, por si só, um imenso banho de multidão, que começou a ganhar ainda maiores proporções à medida que o serão avançava. Pouco passava das 21h00, teve início a recriação de mais uma prática agrícola ancestral. As uvas chegaram ao recinto transportadas por um carro de bois, seguido por uma comitiva do Grupo Folclórico de Prado S. Miguel que espalhou pelo recinto a animação contagiante do folclore e continuou alegrar o evento enquanto as uvas eram pisadas no alguidar, tal como manda a tradição.
No final, nada melhor para recuperar energias que uma merenda à boa moda do Minho (broa, bacalhau e vinho novo), que, como já é habitual, foi generosamente partilhada com o público. Por volta das 22h30, as atenções voltaram-se para o Palco das Colheitas, que recebia um ícone da música popular que arrasta consigo autênticas legiões de fãs. O cantor romântico Zé Amaro foi recebido por largos milhares de pessoas, que iam cantando os temas em uníssono com o artista e só descansavam as vozes para a chuva de aplausos que se ouvia no final de cada canção.

Levar o nome de Vila Verde aos quatro cantos do mundo

Presente no local, o presidente do Município de Vila Verde deixou rasgados elogios às associações e grupos vilaverdenses que se associam à edilidade nesta missão de preservar, divulgar e promover a autenticidade da tradição minhota. António Vilela não escondeu a enorme satisfação pela presença de muitos jovens e crianças que participam ativamente nestas iniciativas e garantem a continuidade e preservação de um legado cultural que se assume também como “um cartaz turístico da nossa terra”.

“Temos aqui hoje uma comitiva alemã e uma comitiva francesa. Têm assistido aos eventos, estão muitos satisfeitos e até surpreendidos pela forma como conseguimos reproduzir as tradições. Obrigado aos vilaverdenses que participam e a todos os visitantes pelo sucesso da Festa das Colheitas”, afirmou o edil, recordando que a TVI está de regresso a Vila Verde no próximo domingo, 09 de outubro, para uma transmissão de seis horas em direto para todo o planeta, que vai levar os saberes da tradição vilaverdense aos quatros cantos do planeta.

Agricultura, artesanato, gastronomia e vinhos

Recorde-se que o dia começou com um colóquio dedicado ao mundo rural, no seminário ‘Circuitos Curtos Agroalimentares’, organizado pela ATAHCA com o apoio do Município de Vila Verde. Uma iniciativa que contribuiu para enriquecer o debate da especialidade e fomentar partilha de conhecimentos, onde se pôde também ficar a saber que a ATAHCA se prepara para implementar no seu território de abrangência a plataforma informática de última geração ‘SmartFarmer’, desenvolvida pela OIKOS com o apoio da Fundação Vodafone, que se destina a otimizar os mercados de proximidade. Durante a manhã, os artesãos expuseram toda a sua criatividade no concurso das colheitas, enquanto na tenda de conferências decorria o concurso do mel e da marmelada. Ao início da tarde, tempo de unir gerações e colocar jovens e seniores a dançar na Mega Aula das Colheitas – Intergeracional. Durante todo o dia, decorreu também a 9ª Festa do Vinho, com provas de vinhos das marcas presentes no recinto.


Hoje, ao início do dia as atenções estavam voltadas para mais um tributo ao mundo rural, com o concurso pecuário, seguido de desfile. Aas atividades prosseguem durante a tarde com a Feira Tradicional – Reviver o Passado, que dá palco aos produtores locais, o Concurso Rainha das Colheitas e a atuação da Academia de Música de Vila Verde. No serão, o destaque vai para a Festa do Curdo, com mais cerca de 20 caldos diferentes, e para o Festival de Folclore Concelhio.




Sem comentários:

Enviar um comentário